Currículo é a forma de organização do ensino, toda a gama de conteúdos a serem estudados e de atividades a serem realizadas por um aluno de uma determinada escola, mas que nem sempre são explícitos e/ou anunciados. Nem tudo o que o aluno aprende consta no currículo e nem tudo o que consta no currículo é assumido pelo aluno como aprendizagem.
É importante que se integre ao currículo o uso das tecnologias, não só como ferramenta de ensino, mas ( e principalmente) como forma de capacitar o aluno a utilizá-las em seu dia-a-dia, pois o futuro espera que este aluno saiba operar de forma complexa tais tecnologias.
A integração das tecnologias ao currículo implica na implantação e no uso de forma habitual destas no cotidiano escolar, aproximando a sala de aula do mundo real. Fazendo com que o aluno veja sentido e faça relações do conteúdo escolar com a sua vida, já que em qualquer lugar que ele for, será necessário lidar com os avanços tecnológicos.
A escola que privilegia a memorização de definições e fatos está ultrapassada, pois é hora de formar pessoas capazes de resolver as situações problemas com as quais se depara, de forma rápida e criativa. O uso do computador favorece o desenvolvimento dessa habilidade, tornando o indivíduo competente nos aspectos rápido no agir e “no posicionamento crítico e reflexivo para fazer suas escolhas e definir suas prioridades”. Pois para operar essa máquina é exigido do indivíduo rapidez de raciocínio, capacidade de definir prioridades (já que a internet representa uma multiplicidade de recursos).
Integrar as tecnologias ao currículo não é fácil, não pode ser vinculada apenas a uma ou algumas disciplinas. É necessário a elaboração de um projeto pedagógico que articule as disciplinas de todas as áreas do conhecimento integradas às tecnologias disponíveis na escola. O interessante é observar que o uso do computador permite ao usuário determinadas escolhas fazendo-o ativo na construção do seu próprio conhecimento, navegando por hipertextos aprendendo com suas escolhas e ligando informações, etc. A escola pode ser desta forma e oferecer essa oportunidade de escolha para o aluno ao elaborar o projeto em parceria com eles, ou seja, professores e alunos (juntos) elaboram projetos de aprendizagem, de forma interdisciplinar, escolhendo assuntos a serem estudados, propondo situações problema e atividades a serem realizadas, analisando dados, buscando informações, fazendo avaliações durante o processo, ultrapassando as barreiras da separação, da fragmentação. Para que isto aconteça, é urgente “uma nova postura do professor”, mas “não podemos deixar de apontar que existe, também, muito premente, a necessidade de repensar a estrutura do sistema de ensino”.
É importante que se integre ao currículo o uso das tecnologias, não só como ferramenta de ensino, mas ( e principalmente) como forma de capacitar o aluno a utilizá-las em seu dia-a-dia, pois o futuro espera que este aluno saiba operar de forma complexa tais tecnologias.
A integração das tecnologias ao currículo implica na implantação e no uso de forma habitual destas no cotidiano escolar, aproximando a sala de aula do mundo real. Fazendo com que o aluno veja sentido e faça relações do conteúdo escolar com a sua vida, já que em qualquer lugar que ele for, será necessário lidar com os avanços tecnológicos.
A escola que privilegia a memorização de definições e fatos está ultrapassada, pois é hora de formar pessoas capazes de resolver as situações problemas com as quais se depara, de forma rápida e criativa. O uso do computador favorece o desenvolvimento dessa habilidade, tornando o indivíduo competente nos aspectos rápido no agir e “no posicionamento crítico e reflexivo para fazer suas escolhas e definir suas prioridades”. Pois para operar essa máquina é exigido do indivíduo rapidez de raciocínio, capacidade de definir prioridades (já que a internet representa uma multiplicidade de recursos).
Integrar as tecnologias ao currículo não é fácil, não pode ser vinculada apenas a uma ou algumas disciplinas. É necessário a elaboração de um projeto pedagógico que articule as disciplinas de todas as áreas do conhecimento integradas às tecnologias disponíveis na escola. O interessante é observar que o uso do computador permite ao usuário determinadas escolhas fazendo-o ativo na construção do seu próprio conhecimento, navegando por hipertextos aprendendo com suas escolhas e ligando informações, etc. A escola pode ser desta forma e oferecer essa oportunidade de escolha para o aluno ao elaborar o projeto em parceria com eles, ou seja, professores e alunos (juntos) elaboram projetos de aprendizagem, de forma interdisciplinar, escolhendo assuntos a serem estudados, propondo situações problema e atividades a serem realizadas, analisando dados, buscando informações, fazendo avaliações durante o processo, ultrapassando as barreiras da separação, da fragmentação. Para que isto aconteça, é urgente “uma nova postura do professor”, mas “não podemos deixar de apontar que existe, também, muito premente, a necessidade de repensar a estrutura do sistema de ensino”.
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